terça-feira, 23 de abril de 2013

A Velocidade das Mudanças


Peter Cashmore é o fundador do Mashable Media Summit, um blog que trata somente de social media, cultura digital e tecnologia e é hoje o mais acessado da web nessa área.
Em uma palestra no final de 2011, Peter fala sobre as tendências na tecnologia, especialmente relacionadas à comunicação. A velocidade que as mudanças acontecem é impressionante. Peter fala do que já está em uso e faz algumas previsões para 2012, que podemos ter uma ideia se aconteceram ou não.

  #TOPTRENDS

Segundo ele, o touch foi a maior revolução. Os próximos anos serão voltados para desenvolver essa tecnologia, e os teclados e os mouses tendem a desaparecer. Lembrando um pouco de Steve Jobs no livro Cultura da Interface, podemos ver que em relação à necessidade de uma interface mais intuitiva e interativa o touch é uma das possibilidades mais agradáveis. Outra tendência é a personalização. Através das redes sociais, cria-se uma comunidade e o que determina também conteúdo. Haverá cada vez mais jornais e revistas inteligentes, que tentam tornar as publicações  personalizadas. As revistas se transformam, aos poucos, em aplicativos para dispositivos. Isso nos remete à  ideia de cultura de nicho, presente no livro A Cauda Longa, de Chris Anderson. Peter também fala sobre algo que chama de "gestos sociais". Se antes existia  um botão para compartilhar algo da internet, a tendência é você estar lendo algo e isso simplesmente ser compartilhado na sua página das redes sociais, especialmente o facebook. Aos poucos os sites se ligarão às redes e o tempo em que você estiver online, estará conectado. Também está em voga  a "experiência em uma segunda tela",  que vai ao encontro  da multitarefa,  um dos pilares para entender a sociedade contemporânea e as novas gerações. O líder nessa experiência é o "Disney Second Scren", um aplicativo que interrompe filmes como Bambi e Rei Leão para completar o conteúdo com atividades interativas de desenho, e apresentação de fotos exclusivas, entre outras estratégias que basicamente aprofundam o conhecimento ou a interação com o produto. Outra coisa importante destacada pelo palestrante é que a publicidade na web está se transformando em marketing de aplicativo. Os apps que envolvem filmes se tornam os mais baixados em pouco tempo, o que é uma estratégia de marketing mais eficiente do que simples anúncios online. Aos poucos as Apps Stores vão se tornar os melhores outdoors.

  2012: O que foi e o que não foi

 Sobre as tendências mais inovadoras Peter avisa "Essas são as mais legais, e eu gostaria que elas acontececem, mas provavelmente não vão se concretizar, pelo menos não em 2012." Uma das inovações que surgiram foram as empresas como a Netflix, que são distribuidoras de conteúdo, mas que na verdade não são donas dele. A tendência que Peter se refere é o que será delas.  Ao ver que a iniciativa deu certo as donas de conteúdo estão "dando pra trás" na hora de vender a programação. Seguindo a previsão de Peter de que algo teria que mudar, em fevereiro desse ano começaram rumores de que a Netflix iria começar a produzir conteúdo, após em setembro, suas ações caírem quase 8% porque não conseguiram renovar o contrato com uma grande produtora. A tendência mais empolgante entre as mencionadas pelo empresário são os "dispositivos flexíveis". São produtos semelhantes ao ipad e ao kindle, só que ultrafinos que se curvam, remetendo ao papel. A LG já começou a produzir e  eles chegarão ao mercado ainda esse ano. As previsões que não foram realizadas são a ITV, um possível lançamento da Apple. Uma televisão da marca, que agregaria tudo que está na chamada icloud, ou seja na nuvem de informação relacionada com seus outros dispositivos. Uma outra tendência  que não tomou forma é a conexão entre os aplicativos e os automóveis.

 _____ Por Gisele Motta

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